CATARATA

catarata.png

O que é ?

É denominada Catarata a opacificação do cristalino, que é a lente natural existente no nosso olho, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino) que leva a diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa evolução varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um olho para o outro.

As principais causas do surgimento da catarata são:

- Idade, é a causa mais freqüente da doença;

- Conseqüência do diabetes;
- Conseqüência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteróides;
- Traumatismos oculares;
- Radiação;
- Infecções nos olhos;
- Uveítes;

- Visão embaçada;

- Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;

- A leitura fica mais difícil.

- Grupo de risco: pessoas com mais de 40 anos.

A cirurgia

cirurgia_catarata.png

A cirurgia de catarata é um procedimento muito comum, mas que requer cuidados especiais no pós-operatório para garantir uma recuperação adequada.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dentre os 56,1 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, cerca de 14 milhões, ou seja, 25% desse grupo, são afetados pela catarata.

Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado. Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.

É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm, que consiste na introdução de uma epécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. A escolha de uma ou outra técnica dependerá de cada caso. Ambas são realizadas sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.

Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer”. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc. é necessário que se faça a cirurgia.

Por ser um procedimento simples, não há necessidade do paciente ficar internado após a cirurgia de catarata e a pessoa pode voltar para casa logo após o procedimento finalizado

As lentes intra-oculares (LIO) são cristalinos artificiais, implantados no olho durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino opacificado. Elas surgiram em 1949, criadas pelo médico inglês Harold Ridley. A primeira lente intra-ocular era feita de plástico rígido e se destinava a imitar o cristalino humano natural. Hoje em dia, os materiais mais usados incluem o polimetilmetacrilato (PMMA), silicone e acrílico. Como o nome já diz, elas são colocadas internamente no olho para substituir o cristalino opacificado removido na cirurgia de catarata.

Após o diagnóstico e a decisão pela cirurgia, será realizada a Biometria Ultra-sônica, onde teremos os dados para o cálculo adequado do grau da lente intra-ocular a ser implantada após a retirada do cristalino.

Consulte seu oftalmologista e encontre a lente mais indicada para cada caso.

Lentes intraoculares

Durante a recuperação, a pessoa pode sentir sensibilidade à luz nos primeiros dias, além de um leve incômodo, como se tivesse um cisco no olho. No entanto, estes sinais devem sempre ser relatados ao oftalmologista, durante as consultas de rotina.

Na primeira semana do pós-operatório, o oftalmologista pode prescrever colírios e, em alguns casos, antibióticos, sendo muito importante fazer uso destes remédios sempre no horário correto, além de evitar o consumo de álcool e drogas neste período.
Cuidados durante a recuperação

Outros cuidados importantes durante a recuperação incluem:

Evitar digirir e repousar durante o primeiro dia após a cirurgia;
  Evitar banho de mar, piscina, rio, lago ou lagoa por 30 dias;
  Evitar atividades de visão de perto por muito tempo no 1º dia, como usar o celular ou computador;
  Evitar esportes, atividades de risco e levantamento de pesos nas primeiras 2 semanas;
  Evitar fazer uso de maquiagem no primeiro mês;
  Não dormir para o lado do olho operado na primeira semana;
  Proteger os olhos para dormir na primeira semana, usando um protetor acrílico.

Utilizar óculos de sol sempre que sair na rua, pelo menos durante os primeiros dias.

Como é a recuperação?